
O programa de Turismo Rural do Senar/RS tem sido executado em alguns municípios da região do Alto Uruguai, com o intuito de capacitar famílias e empreendimentos do campo na geração de renda e efetivação de roteiros. Esta ação ocorre em parceria com o Sindicato Rural de Erechim, entidade conveniada ao Senar/RS, e com prefeituras e outras entidades ligadas ao setor. Na segunda e terça-feira, dias 6 e 7 de outubro, mais duas palestras sobre este tema foram realizadas em Carlos Gomes e Marcelino Ramos, respectivamente.
Nesses encontros, a turismóloga e instrutora do Senar/RS Cristiane Tolotti, do Senar/RS, explicou quais as principais oportunidades na geração de negócios ligados ao turismo no campo, demonstrando também a necessidade de organização e capacitação para atuar neste ramo.
– Temos locais com uma série de possibilidades, mas é fundamental organizar os roteiros, a comunicação desses locais, definir quais serviços serão ofertados, entre outros detalhes. Isso favorece investimentos seguros nesta área e que também respeitem o modo de vida das pessoas – salienta a turismóloga.
O programa de Turismo do Senar/RS conta com nove módulos, somando mais de 200 horas de aulas, além de capacitações extras em temas estratégicos para os participantes, como na área de culinária, artesanato e paisagismo.
Tanto em Carlos Gomes como em Marcelino Ramos, as secretarias municipais ligadas ao Turismo estão coletando as inscrições de famílias rurais interessadas em participar do programa. As aulas ocorrerão ao longo de 2026.
O mesmo programa foi executado em Cruzaltense e contará com evento de lançamento do Destino Turístico “Reencontre suas Raízes”, no dia 14 de outubro, às 14 horas, no auditório da prefeitura.